domingo, 11 de março de 2018

Resumo do livro O alienista

O livro o Alienista  do autor  Joaquim Maria Machado de Assis(Machado de Assis), conta a história de Simão Bacamarte, que era um grande médico. Ao chegar aos 35 anos decide voltar para o Brasil, para uma cidade chamada Itaguaí no interior do Rio de Janeiro, com o intuito de estudar a loucura na sua cidade natal.
Aos 40 anos se casa com Dona Evarista que era 15 anos mais nova do que ele e era recém viúva, o que chama atenção nesse matrimônio não era a diferença de idade mas sim, a falta de amor de Simão, que se casou apenas para poder realizar o sonho de ser pai. Ele a considerava feia porém tinha uma boa saúde e podia lhe dar um filho saudável.
 Seu melhor e único amigo era Crispim o boticário da cidade. 
Já temos um pouco o perfil de Bacamarte, homem muito inteligente, de poucos amigos, que não demonstra muito os seus sentimentos e tem como principal objetivo estudar e analisar a loucura. 
Com a ajudar da Câmara de Vereadores, ele constrói a Casa Verde que era um centro de tratamento. No começo ele só interna os "verdadeiros loucos" aqueles que detém deficiências mentais mas com o passar do tempo o mesmo começa a internar todos os que possuem alguma mania e este fator vai provocar uma revolta na cidade. 
A Revolta dos Canjicas (Canjica por causa em homenagem ao líder da revolta) juravam morte ao Alienista (nome dado ao especialista em doenças mentais,nesse caso a Simão Bacamarte), queriam demolir a Casa Verde e tomar a Câmara de Vereadores. Desses três objetivos conseguiram apenas  o ultimo sendo que Canjica ainda foi eleito a Governador da cidadizinha.
No final o Alienista percebeu que ninguém era doido e isso deixou feliz, por outro lado ninguém tinha um bom cérebro e isso o deixava triste. Ele também percebeu que nem o próprio era tão lúcido assim, e por isso acaba se internando na Casa Verde para uma nova teoria e depois de alguns meses acaba morrendo. 
Essa história é muito boa e até divertida, que nos faz pensar em até que pontos nossos manias podem ser consideradas loucuras? Será que por possuir uma graduação como a do personagem principal o tornar uma pessoa lúcida ?
No fim da contas como dizia Raul Seixas, de loucos todos temos um pouco né? Quem nunca se sentiu um maluco beleza?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem viajar em outros lugares.

Novidades

Deixe aqui a sua avaliação e qualquer dúvida é só mandar um e-mail para: jossineidesilva.19@gmail.com Olhar🌸 Estou sumida, com a correria d...